Aquecedor Solar para piscina como funciona
Noticias do mundo das piscinas, Tendências e NovidadesNoventa e três milhões de quilômetros da Terra gira em torno de uma bola de fogo gigante bombeando calor e vida, 365 dias por ano. Por que não pegar um pedaço de luz para aquecer a sua natação?
Aquecedores Solar de piscina não são mais apenas para os ricos e famosos. Dependendo de onde você mora, eles são um investimento em sua felicidade vitalícia que vai pagar dividendos consideráveis enquanto a Terra não for arrastada para a escuridão por algum buraco negro desonesto.
Mesmo se você morar onde os alces e os wolverines brincam, um aquecedor solar pode ser apenas o ingresso para pagar menos por águas quentes ao longo do tempo. Escolha o aquecedor de piscina solar certo para a sua piscina e localização, e pegar algumas economias, bem como raios.
Como funcionam os aquecedores solares de piscinas?
O sol está tão longe que leva sete minutos para chegar até nós aqui na Terra. Mas mesmo a essa distância espantosa, nossa estrela favorita ainda nos atinge com mais de 1.300 watts de energia por metro quadrado. Isso é energia suficiente para alimentar um microondas grande. Não é de admirar que precisemos de protetor solar.
Os aquecedores solares da piscina funcionam recolhendo uma fração desta luz solar e utilizando-a para bombear a água da sua piscina através do filtro e das costas. Ao longo do caminho, a água passa por um grupo de coletores solares, aquecendo-a.
Eco-sustentável e acessível para operar uma vez instalado, os aquecedores de piscina solar são perfeitos em climas quentes. Mas eles são versáteis o suficiente para fornecer calor real e valor real, em climas mais frios também.
Seu investimento inicial pode ser maior com um aquecedor de piscina solar. Eles custam em média entre R$2500 e R$4.000 para comprar e instalar, mas pagarão de volta ao longo do tempo com economia de energia. Com uma vida útil média de 15 a 20 anos, eles são mais duráveis do que os modelos de bombas de calor ou de gás também.
O maior desafio potencial que vem com aquecedores de piscina solar é maximizar a eficiência. A necessidade de luz solar abundante significa que o seu sonho de nadar o ano todo em Olímpia pode não se tornar realidade. Quanto menos luz solar seu site obtiver, mais tempo você terá que esperar até que a sua piscina esquente e veja o retorno do seu investimento. Dependendo da sua localização, você pode precisar suplementar seu aquecedor solar com um modelo de bomba de gás ou calor para manter sua piscina aquecida com segurança.
Uma opção solar não é “plug and play” como um aquecedor de piscina padrão , mas não deixe que isso o desencoraje. Só é preciso um planejamento cuidadoso e um pouco de pesquisa para otimizar sua coleção solar e suas economias.
Anatomia de um aquecedor solar de piscina
Como você pode imaginar, domar o sol como o poderoso Hyperion requer um pouco de configuração:
- Um coletor solar. A água da piscina aquece enquanto circula através deste dispositivo. Quando você está escolhendo um sistema, você tem duas opções:
- Os coletores sem lustro são de borracha ou painéis de plástico resistentes. Eles são tratados com um inibidor de luz ultravioleta (UV) para protegê-los de danos e prolongar sua vida útil. Se configurado para drenar de volta para a piscina quando não estiver em uso, esses sistemas são bastante eficazes no aquecimento de piscinas internas em climas mais frios.
- Os coletores envidraçados usam tubos de cobre em uma placa de alumínio e têm uma cobertura de vidro temperado de ferro. Eles são mais caros do que os colecionadores não vitrificados, mas também mais duráveis.Ambas as variedades têm recursos de proteção contra congelamento para proteger contra o frio.
- Um filtro de piscina. Este amigo familiar evita que detritos sujem a sua piscina removendo-o antes que a água seja bombeada através do coletor.
- Uma bomba. Faz com que as coisas se movam e empurre a água através do filtro e do coletor, de volta para a sua piscina. Devido ao seu tamanho, os aquecedores de piscinas solares precisam de uma bomba potente.. Você pode achar que precisa substituir sua bomba existente por uma maior ou suplementar com uma bomba adicional para ajudar a empurrar a água pelo coletor.
- Uma válvula de controle de fluxo. Disponível em automático ou manual, a válvula desvia a água da piscina através do coletor solar para aquecimento.
Você também precisará de bastante sol (ou um pouco de luz natural) e espaço suficiente para instalar o sistema.
Quanto espaço preciso para ter um aquecedores de piscina solar ?
Seria incrível se pudéssemos capturar 100% da energia do sol com um coletor de bolso, mas a tecnologia solar atual precisa de mais espaço para trabalhar. Aquecedores de piscina solar podem ocupar muito espaço no seu quintal ou no seu telhado.
Uma boa regra é o que chamamos de Regra dos Três Quartos . A área de superfície do seu coletor solar será igual a cerca de 75% da superfície total da sua piscina. Se você mantiver a sua piscina aberta durante o ano, aumente para 100%.
Por exemplo, se você tem uma piscina de 16 pés e 32 pés e vive no norte do Brasil planeje uma cobertura de 100%.
16 ✕ 31 = 512
(5x10m = 50m2)
Você precisará de 512 pés quadrados de coletores solares para aquecer sua piscina.
Para comparar, digamos que você tenha o mesmo tamanho de piscina, mas viva no norte e só abra sua piscina por cerca de seis meses por ano. Em 75% da área da sua piscina:
16 ✕ 32 = 512
512 ✕, 75 = 384
Você só precisará de 384 pés quadrados de coletores solares para a sua piscina neste cenário.
Sua pegada grande significa que os aquecedores de piscinas solares podem acabar no seu telhado ou no quintal para dar espaço, bem, à vida . Portanto, além de calcular quanto espaço você precisará, anote o quanto seus coletores estão longe de sua piscina – e lembre-se de planejar uma bomba mais forte para compensar, se necessário.
Otimizar essa luz do sol: maximizando a eficiência solar
Escolher o aquecedor de piscina solar correto significa entender duas coisas: seu quintal e sua luz. O quintal é onde você instalará seu sistema. A luz é, bem, os raios mágicos explodindo de uma órbita no céu. Onde você coloca seu sistema, e como ele funciona assim que estiver lá, vai fazer ou quebrar a eficiência da sua instalação.
Como dimensionar sua área
Seu sistema vai caber no quintal, ou ele tem que ir no telhado? Terá muito sol, ou a luz será bloqueada por árvores, antenas, aquela miniatura do Colosso de Rodes à sua piscina?
Você pode montar os coletores praticamente em qualquer lugar perto de sua piscina, desde que tenha exposição solar adequada e os painéis sejam colocados corretamente. Tanto a orientação (direção em que os painéis estão voltados) quanto a inclinação (o ângulo dos painéis) têm um efeito direto no desempenho.
Orientação do Coletor Solar
Aquecedores de piscinas solares precisam de seus coletores orientados para maximizar a quantidade de sol diário e sazonal que absorvem. Como regra geral, o sul verdadeiro é a direção ideal no hemisfério norte, mas você tem algum espaço de manobra.
Dependendo da sua localização, o coletor pode enfrentar até 45 ° leste ou oeste do sul verdadeiro sem afetar o desempenho.
Além da orientação do telhado e de qualquer flora, fauna ou vias expressas locais que possam causar uma sombra desagradável às suas ambições solares, lembre-se de levar em conta o clima local. Manhãs nevoentas ou uma longa e chuvosa primavera podem literalmente abafar o seu sistema.
Inclinação do coletor solar
Uma inclinação rápida sobre um olho é boa para o seu fedora vintage, Daddy-O, mas a inclinação ideal de um coletor solar varia com base na latitude geográfica de sua casa, ou posição paralela ao equador , e por quanto tempo você mantém sua piscina aberta a cada ano.
Se você estiver apenas aquecendo no verão ou durante parte do ano, incline os painéis em um ângulo igual à sua latitude menos 10 ° a 15 °.
Para o aquecimento durante todo o ano, defina a inclinação do painel em um ângulo igual à sua latitude.
Se você não está interessado em março das Praças do Sol em seu telhado, você pode montar seus coletores no teto sem afetar significativamente o desempenho. Mas não se esqueça de fatorar o ângulo do seu telhado em suas medidas de dimensionamento.
A luz no final do funil
Cada local na Terra que é iluminado pelo sol tem uma quantidade definida de energia disponível a partir dessa luz. Isso é conhecido como recurso solar do site .
Quanto sol seu quintal recebe em um dia, uma semana, uma temporada ou um ano limita a quantidade de energia disponível para aquecedores de piscina solar. Eles usam tanto a radiação solar direta , que é a luz solar que atinge diretamente o coletor e difunde a radiação solar , que é a luz solar do ambiente refletida de outros objetos ou filtrada através de obstruções.
Assim, mesmo que você não esteja empoleirado em uma mesa no Vale da Morte, seu site ainda poderá ter recursos solares mais do que suficientes para aquecer sua piscina. Se você está construindo em uma área virada para o sul, você está pronto para ir. Quanto mais sol você tiver, melhor você é.
Você sempre pode compensar menos luz solar escolhendo um sistema com maior eficiência.
Se você não tem certeza sobre a adequação do seu site para o uso de energia solar, ou se não sabe ao certo como identificar a melhor parte de sua propriedade para a instalação, entre em contato com o fornecedor ou instalador do sistema solar local. Eles farão uma análise de recursos solares no local e o guiarão na direção certa.
Calculando a eficiência
Com aquecedores de piscina solar, certifique-se de que seu orçamento e suas metas para recuperar seu investimento estejam vinculados à eficiência geral. Você já sabe sobre orientação, inclinação e recursos solares, mas a eficiência fitoquímica é uma medida direta de quão bem os coletores transformam a luz do sol em calor.
Preste muita atenção para a classificação de desempenho térmico quando você está comprando coletores solares.
Você pode ver essa classificação dada em unidades térmicas britânicas (BTUs) por pé quadrado por dia, ou BTU / pé 2 / dia. Um BTU é igual à quantidade de energia necessária para elevar um quilo de líquido em um grau Fahrenheit à temperatura em que a água tem sua maior densidade, que é de aproximadamente 39 ° F.
Você também pode ver a classificação listada em megajoules (MJ) por metro quadrado por dia: MJ / M 2 dias.
Um megajoule não é uma loteria onde você ganha um milhão de mordomos, mas um milhão de joules. Como o BTU, o joule é uma unidade de energia . E quando os medimos ao longo do tempo, chamamos a energia gerada em watts , que todos nós conhecemos e amamos (ou pelo menos sabemos) da nossa conta de energia.
Alguns sistemas podem ter classificações listadas em BTUs / dia ou MJ / dia. Você pode calcular esses valores por conta própria multiplicando BTU / ft 2 / dia pelo total de metros quadrados da instalação ou multiplicando MJ / M 2 dias pela área total da instalação em metros quadrados.
Quanto mais alta a classificação de um sistema, maior sua eficiência. Mas, muito parecido com a cornucópia de unidades de medição potenciais, o teste de eficiência solar varia muito devido ao clima, falhas de instrumento e erro humano. Então, se você está comparando dois sistemas e eles estão dentro de 25 BTU / pé 2 dias um do outro, sua eficiência é aproximadamente a mesma.
Sistemas de alta eficiência economizam seu dinheiro duas vezes. Eles não apenas produzem mais energia, mas exigem menos painéis para atingir suas metas de aquecimento.
Experimente antes de comprar
Antes que o primeiro painel seja colocado ou a água ligada, você pode estimar e comparar os custos potenciais de diferentes aquecedores de piscina solar com um pouco de matemática. Quando você sabe o quanto você precisa, bem como quanto você tem que gastar, você pode obter o maior retorno para seu maior aproveitamento.
Para estimar a eficiência de um sistema solar, você precisa:
- A classificação de desempenho térmico do coletor em BTU / dia.
- O número total de painéis necessários para aquecer sua piscina, com base na Regra dos Três Quartos (ou 100% da área da sua piscina, se você a manter aberta o ano todo).
- O custo total do sistema, incluindo a instalação
Para calcular a produção de energia do coletor por dólar investido com uma fórmula simples:
BTU / dia ✕ número de painéis coletores ÷ custo total do sistema = BTU / dia por dólar gasto
Portanto, se, por exemplo, seu sistema tiver uma demanda de energia de 27.900 BTU / dia e você estiver comprando quatro painéis a um custo total de R$ 3.000:
Se você ainda não sabe quantos colecionadores precisará, mas conhece o preço e a eficiência dos modelos que está considerando, use essa fórmula para descobrir a quantidade de energia que o colecionador produzirá por real gasto:
BTU / dia ÷ preço do colecionador = BTU / dia por real gasto
Não deixe que o custo seja o único fator orientador do seu sistema. Gastar menos em painéis não vitrificados pode economizar na frente, por exemplo. Mas sua durabilidade e desempenho reduzidos em comparação com os painéis de vidro mais caros podem significar mais manutenção e um retorno mais lento.
Painéis menos caros também podem exigir mais imóveis. Sua garagem acaba de receber um novo chapéu brilhante, e você pode precisar gastar mais em uma bomba mais potente para levar a água aquecida de volta à sua piscina.
Encontre o ponto ideal em seu espaço, eficiência e orçamento monetário, e você estará pronto para aproveitar o sol.
Os aquecedores solares da piscina iluminam sua vida
As nuvens se separaram. As chuvas fugiram. E você está pronto para abraçar os aquecedores de sol e piscina solar.
Pop em seus tons, calcular o potencial do seu site e as necessidades de energia da sua piscina, e prepare-se para aquecer as coisas sem queimar o seu orçamento. Você logo estará caminhando e nadando no sol.
Natação feliz!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!