O que é o ozônio para piscina? Como funciona, quanto custa e quais os prós e contras ?
Noticias do mundo das piscinasSe você acha que o ozônio é uma substância misteriosa que só existe milhas e milhas na estratosfera, pense novamente!
O ozônio desempenha um papel importante na proteção do sol, mas você sabia que também pode protegê-lo contra patógenos nocivos na piscina?
Não se preocupe, você não precisará extrair o ozônio da camada de ozônio no céu para obtê-lo. De fato, você pode produzir ozônio diretamente em seu próprio quintal.
Na Marol Piscinas, temas uma ampla variedade de métodos de saneamento de piscinas . O ozônio é um método que pode ser útil em piscinas e spas internos e externos, mas é ideal para você?
No final deste artigo, você deve entender melhor como o ozônio da piscina funciona, quanto custa e alguns prós e contras de usá-lo em sua piscina ou spa.
Ozônio para Piscinas de Clubes, Academias e Condomínios
Ozônio para lagos
O que é o ozônio para piscina?
O ozônio é um gás de cor azul composto por três átomos de oxigênio. O ozônio é útil em piscinas porque mata e inativa com eficácia bactérias, parasitas e vírus. Também é um bom oxidante, o que significa que ele pode destruir quimicamente os contaminantes na água.
Em vez de adicioná-lo à sua piscina da mesma maneira que você adiciona outros produtos químicos da piscina, o ozônio higieniza a água da sua piscina dentro do sistema de circulação. Confie em nós quando dizemos que você não deseja entrar em contato com o gás ozônio enquanto estiver nadando.
Depois que a água circulada é devolvida à piscina ou ao spa, o ozônio está presente em uma concentração muito baixa e segura, se houver. Como ele não mantém um desinfetante residual, outro produto químico, como cloro ou bromo, deve ser adicionado à piscina para garantir que a água seja completamente higienizada e segura para nadar.
O ozônio é instável e intransportável, o que significa que você não pode comprá-lo em tanques como em outros produtos químicos gasosos. Ele deve ser gerado no local usando um ozonizador ou gerador de ozônio.
Vamos explicar como funciona um gerador de ozônio.
Como funciona um gerador de ozônio para piscinas?
Ozonadores, ou geradores de ozônio, são instalados no sistema de circulação da piscina a jusante do equipamento operacional. À medida que a água passa pelo ozonizador, ela é higienizada pelo ozônio antes de retornar à piscina. Como o ozônio não é seguro para os seres humanos, todo ou a maior parte do ozônio deve ser consumida antes que a água tratada seja devolvida à piscina, onde entrará em contato com os nadadores.
Lembre-se de que seus regulamentos de saúde locais ou estaduais também podem exigir a instalação de um sistema de detecção de ozônio como precaução adicional.
Outra coisa a ter em mente é a colocação do seu gerador de ozônio na piscina. Sempre que você instala e usa um ozonizador, ele precisa ter acesso a ar fresco e não pode ser subterrâneo.
O ozônio é geralmente gerado por um dos dois métodos: descarga de coroa ou luz ultravioleta . Vamos explicar brevemente como esses geradores funcionam.
Ozônio de descarga de corona
Um ozonizador de descarga corona (também conhecido como gerador de descarga corona ou gerador de ozônio CD) usa descargas elétricas de alta tensão para criar ozônio. Parece complexo, mas a ciência é realmente bastante simples: as descargas elétricas criam um anel de energia e, à medida que o ar flui através desse anel, algumas moléculas de oxigênio se separam e remontam para formar ozônio.
Uma coisa a notar é que é importante remover toda a umidade do ar antes que esse processo possa ocorrer. Seu gerador de ozônio provavelmente terá um secador de ar para esse fim. De acordo com a National Swimming Pool Foundation, se a umidade não for removida primeiro, o ácido nítrico pode se formar no gerador, o que pode interferir na produção de ozônio e danificar o equipamento.
Ozonizador UV
Um gerador de ozônio UV é um segundo método para produzir ozônio para desinfetar sua piscina. Para que a luz ultravioleta transforme ar em ozônio, o ar precisa passar por lâmpadas UV que emitem luz a 185 nanômetros.
À medida que o ar passa por essas lâmpadas, a energia divide as moléculas de oxigênio, onde elas podem se reunir em moléculas de ozônio. Lembre-se, o oxigênio contém dois átomos de oxigênio e o ozônio contém três. Quando as moléculas de oxigênio se separam, elas tentam se estabilizar, formando ozônio no processo.
Depois que o ozônio é gerado (usando qualquer tipo de gerador), ele precisa ser dissolvido na água. O método mais comum é a injeção de venturi. Para que isso ocorra, a estrutura do dispositivo cria um vácuo de pressão para atrair o gás ozônio para a água da piscina, que circula pelo sistema.
Corona Discharge vs Gerador de ozônio UV
Ambos os tipos de geradores de ozônio fazem a mesma coisa em termos de embaralhar os átomos de oxigênio para produzir ozônio. No entanto, eles diferem em algumas maneiras principais. Primeiro, os geradores de descarga corona produzem maior concentração e qualidade de ozônio do que os geradores de UV.
Lembre-se de que os geradores de CD são mais caros para comprar e instalar, mas eles produzem ozônio a uma taxa mais barata.
A manutenção também será diferente para cada um, portanto, pesquise cada uma das suas opções antes de tomar sua decisão final.
Custo do sistema de pool de ozônio
Custo do gerador de ozônio para piscinas
O preço de um gerador de ozônio para piscinas pode variar muito de acordo com a marca, mas uma coisa é quase sempre verdadeira: quanto mais litros de água houver na piscina, mais você poderá pagar. Esse preço pode variar de várias centenas de reais a vários milhares, sendo os geradores de ozônio para spa os mais acessíveis.
Piscina Ozônio vs Cloro
Embora o ozônio e o cloro sejam desinfetantes para piscinas, compará-los é como comparar maçãs e laranjas. Em vez de colocar ozônio e cloro um contra o outro, pode ser uma idéia melhor tentar usá-los juntos. Na verdade, eles formam um time muito bom.
Se você usar cloro em uma piscina coberta, por exemplo, um ozonizador pode oferecer outra vantagem para ajudá-lo a equilibrar a química da água da piscina. Na verdade, o ozônio oxida as cloraminas inorgânicas e orgânicas para ajudar a reduzir o cloro combinado, o que pode causar irritação na pele e nos olhos. Isso pode ajudar bastante a melhorar a qualidade do ar nas piscinas internas.
O ozônio também funciona bem com bromo em piscinas e spas como desinfetante e oxidante suplementar. Como você deve se lembrar do artigo que compara bromo x cloro , o bromo se decompõe mais rapidamente quando exposto à luz solar ou à luz UV artificial, mas o ozônio não afeta esse bromo.
Prós e contras do sistema de piscinas de ozônio
Agora que você sabe como os sistemas de ozônio da piscina funcionam, vamos entrar em uma lista final de prós e contras para ajudá-lo a decidir se é adequado para sua piscina ou spa:
Prós
- Funciona com piscinas enterradas, acima do solo, internas e externas
- Funciona com fibra de vidro, revestimento de vinil e piscinas de concreto
- Várias opções (geradores de CD e UV)
- Efetivamente mata e inativa bactérias, vírus e parasitas
Contras
- O ozônio é perigoso para os seres humanos e precisa ser cuidadosamente contido
- Ozonadores podem ser caros para comprar e instalar
- Atua apenas como desinfetante e oxidante suplementar (você precisará de produtos químicos adicionais, como cloro ou bromo)
Qual é a sua experiência com o ozônio da piscina? Deixe seus comentários ou qualquer dúvida que possa ter abaixo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!